domingo, 15 de dezembro de 2013

Pesquisas



Olá leitores,

     Após uma discussão  com os professores na ultima aula, reavaliamos e concordamos que eliminamos a ideia da Transformação Adiabática equivocadamente, portanto, decidimos reintegrar tal método na nossa lista de opções. Isso porque, além de utilizar a transformação adiabática para abaixarmos a temperatura, a camisinha, como de costume, terá um isolamento térmico, fazendo com que a temperatura se mantenha. O problema é que não sabemos o quanto a transformação pode abaixar a temperatura, podendo, portanto fica inviável o projeto. Logo iremos pesquisar mais detalhadamente sobre isso, para então, decidirmos se utilizaremos ou não essa ideia.

     Pesquisas nos levaram a encontrar um método a partir do efeito termoelétrico (conversão direta da diferença de temperatura em tensão elétrica e vice-versa), denominado Efeito Peltier. Neste efeito, sempre que um circuito composto pela junção de dois condutores diferentes percorridos por uma corrente elétrica, o calor é absorvido em uma junção e rejeitado na outra, sendo o processo termodinamicamente reversível. O Efeito Peltier é basicamente o oposto do que acontece nos termopares, onde uma diferença de potencial (tensão) é produzida quando há uma diferença de temperatura entre os dois materiais semicondutores, também chamado de Efeito Seebeck. Podemos citar por alto, que uma das dificuldades do Efeito Peltier é que o custo por watt transferido é bem superior ao de um compressor.

     Portanto, a partir daqui, estamos analisando e discutindo as vantagens e desvantagens de cada um desses dois métodos, para que enfim possamos decidir com toda certeza qual técnica utilizaremos no projeto da Camisinha Inteligente.

Um comentário:

  1. Certo, pessoal. Meu entendimento é que vocês já acumularam discussão e informação suficientes para elaborar o plano de projeto, cujas ações deve certamente incluir os estudos necessários para a escolha do método mais adequado de refrigeração. Minha sugestão é que vocês partam para a elaboração do plano de projeto, incluindo o tempo da aula de hoje.

    ResponderExcluir